segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Crianças quando acordam


Preciso voltar a ser criança!

Vocês se lembram, ainda lá infância, quando acordávamos? Qual era a primeira coisa com a qual nos preocupávamos? Brincar! Vivíamos para brincar, explorar, nos divertir. Assim que a criança acorda, já pensa em procurar seus brinquedos e começar a se divertir.
E quanto a nós, adultos? O que pensamos? “Tenho que ir trabalhar!”, “Queria dormir mais um pouco”, “Por que tenho que acordar tão cedo?”, “Será que alguém pode ir por mim?”. Obviamente nem todos pensam essas coisas todos os dias, mas pensem nas suas manhãs de hoje e compare com as da infância. O que mudou? Por que a nossa disposição mudou tanto?
O peso da responsabilidade, é claro. Mas eu iria além. Será que nossas manhãs são tão divertidas como antes, que nos fazem saltar da cama? “Puxa! Que legal, hoje tenho uma reunião bem cansativa e importante na empresa! Oba!!!”. Falando sério, por que temos que levar uma vida com menos entusiasmo do que tínhamos na infância?
Por essas e outras é que a educação deve preparar pessoas que saibam escolher, e que suas escolhas levem em conta fatores mais amplos do que o salário ou status social. Nossas crianças devem ser educadas para extrair da vida até o bagaço! Elas precisam aprender (e nós também) que é possível sim, ganhar dinheiro, fazer o que se gosta, ter ascensão social, viver bons momentos com a família, tudo ao mesmo tempo.
O que é preciso para se alcançar tamanha conquista? Muitas coisas. O que torna a tarefa bastante árdua. É preciso conhecer a si mesmo em primeiro lugar, saber do que se gosta e do que não se gosta, ser livre para tomar a decisão certa para si mesmo e não para os outros, ter coragem de remar contra a maré de uma sociedade míope, aproveitar ou criar as oportunidades, ter persistência, entre outras coisas.
O que não se pode fazer é educar uma criança pensando apenas no vestibular ou nos parâmetros curriculares nacionais. Eles são importantes, mas representam uma pequena fração do que torna uma pessoa verdadeiramente preparada para uma vida feliz, o objetivo maior de qualquer ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário